quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Malhação - 14º temporada

Décima-quarta temporada do seriado Malhação, exibida entre 15 de janeiro e 12 de outubro de 2007. Apresentou a história A importância dos pais na educação dos filhos, a qual foi escrita por Paula Amaral, Izabel de Oliveira e Márcio Wilson, com colaboração de Maria Mariana, Mariana Mesquita, Laura Rissin, Flávia Bessone e Alessandra Poggi, e consultoria de texto de Charles Peixoto. A direção coube a Roberto Talma, Carlo Milani, Roberto Vaz, Pedro Vasconcelos e Leonardo Nogueira, já o núcleo ficou a cargo de Ricardo Waddington. Trouxe como temas o judô, a negligência no trânsito e o preconceito racial, abordados ao longo da temporada.
A temporada de 2007 é considerada a última a utilizar a técnica cold open, abolida no início da temporada de 2008.
Apresentou as novatas Thaila Ayala, Maria Eduarda Pellegrino Machado e Fiorella Mattheis como as protagonistas da trama, além de Victor Ferreira, Rômulo Arantes Neto, Klebber Toledo, Gabriel Wainer, Ricardo Tozzi e Fernanda de Freitas, Bruno Udovic, José Rubens Chachá e Gabriella Vigol nos papeis principais.

História

Enredo

Três jovens com personalidades, origens e objetivos completamente distintos, mas um problema em comum: o confronto com as suas famílias. Este é o fio que une a trinca de protagonistas e os conduz a um pacto e a uma tragédia que vão mudar para sempre as suas vidas.
Mas até que ponto o legado da família influencia nossas atitudes ou transferimos a responsabilidade dos nossos atos para aqueles que nos cercam?
O público vai acompanhar nesta temporada a discussão da importância dos valores familiares passados através das gerações.

Sinopse

Malhação 2007 contou com a narrativa de três amigas inseparáveis - MarcelaThaila Ayala), Vivian (Fiorella Mattheis) e Cecília (Maria Eduarda Pellegrino Machado) - que tinham personalidades, origens e objetivos completamente diferentes. A ambiciosa Vivian sonhava ser uma modelo famosa, reconhecida em todo o mundo. Cecília, por sua vez, só queria ter coragem para se declarar a Mateus (Klebber Toledo), um amigo de infância. E Marcela desafiava o destino a fazê-la render-se a um grande amor. (
Mas sonhos e realidade nem sempre contam uma mesma história. Vivian causa um acidente de carro que custa a vida de seu irmão, o judoca Leandro Pimenta (Igor Trípoli). Com medo da prisão, ela diz que Leandro era quem dirigia o carro. Em seguida, ela pede para Cecília confirmar sua versão, pois Marcela entrou em coma e não consegue se lembrar do acidente ao acordar.
Muitas complicações vêm com a mentira e Vivian e Cecília se enrolam para tentar sustentar a versão. Até que Marcela se recorda de que era Vivian quem estava dirigindo o automóvel no dia do acidente e desmascara as duas, obrigadas a pagar na justiça pelos erros que cometeram.
Em paralelo a toda essa confusão, Marcela vive uma história de amor e conflitos com André Dias (Rômulo Arantes Neto), um bolsista do Colégio Múltipla Escolha que deseja se vingar de Arnaldo (José Rubens Chachá), pai de sua amada e poderoso empresário, por tudo o que fez contra seu pai, Gabriel Dias (Roberto Frota), em 2000. Por causa deste desejo de vingança, André quase perde Marcela para Fábio (Ricardo Tozzi), um advogado muito competente.
Cecília descobre que sua paixão por Mateus era só amizade de infância e encontra um novo amor, Eduardo Andrade (Gabriel Wainer), o qual ela quase perdeu para Francesca (Fernanda de Freitas), uma deficiente física. E, por ironia do destino, Vivian alcança sua fama, mas na periferia Morro da Usina, onde André morou e onde ela foi designada pela justiça para prestar serviços comunitários.

Nova Trama

As amigas Marcela, Vivian e Cecília têm uma tradição: a "noite das mulheres". Dessa vez, elas se reúnem na praia, à noite, e, seguindo um quase ritual, falam dos seus desejos para o ano que começa. A ambiciosa Vivian sonha ser uma famosa modelo que vai conquistar o mundo. Cecília, bem mais pé no chão, só quer mesmo um pouco de coragem para se declarar a Mateus, por quem nutre uma paixão platônica. Marcela confessa que não é mesmo apaixonada por seu namorado Murilo Jaguar (Bruno Udovic) e desafia o destino a ser capaz de fazê-la render-se a um grande amor.
Em breve, as três amigas vão aprender, da pior maneira, que sonhos e realidade nem sempre contam uma mesma história.
Marcela Persí
Filha de novos ricos, Marcela foi criada para ser princesa. O pai, Arnaldo, superou as dificuldades da vida e conseguiu trilhar um caminho de sucesso. Por isso, com o apoio de sua esposa Alaíde (Soraya Ravenle), se julga capaz de decidir sempre o que é melhor para a filha.
O namorado da filha é rico, pertence a uma família tradicional e é apaixonado por Marcela. Isso faz de Murilo Jaguar o genro dos sonhos de Arnaldo e Alaíde. Mas o namorado perfeito não resiste a um rabo de saia. E revela esta "virtude" momentos antes da festa de compromisso do casal, quando Marcela o flagra com outra garota e põe um ponto final no relacionamento.
Arrasada com a traição e com a postura dos pais, que são contra o rompimento do namoro, Marcela decide fazer uma viagem a Paris para fugir dos seus problemas. Um pouco antes de embarcar, Murilo aparece pronto para ir com ela. A sua revolta com a atitude do namorado aumenta quando descobre que seus pais estavam por trás desta armação. Decididamente, com o ex-namorado ela não viaja. Chega o momento de a estudante decretar sua independência e mostrar que tem vontade própria: Marcela rasga a passagem e sai para dar uma volta.
Cecília Albuquerque
O que Marcela não imagina é que Cecília também está com sérios problemas. A estudante é o ponto de equilíbrio de um lar marcado pela inconstância do estilo de vida desordenado de seus pais, Naninho (Guilherme Fontes) e TatáBianca Byington). Para ajudar no sustento de casa, é vendedora de uma loja. Em um dia normal de trabalho, ela é demitida por derramar um copo de açaí no vestido mais caro da loja. (
Sem emprego, Ciça, como é chamada pelas amigas, volta para casa arrasada e encontra uma típica situação da família Albuquerque: seu pai pediu um novo empréstimo no banco e comprou uma moderna câmera digital, pois decidiu que agora vai ser cineasta. A filha mais velha, sempre foi a mais responsável da casa, não acredita no pesadelo que está vivendo e, em meio ao caos, conta sobre sua demissão. Revoltada, sai batendo a porta.
Vivian Pimenta
Vivian vive o terceiro drama daquela mesma noite. A jovem criada pelos seus avós, Dionísia (Norma Blum) e Capitão Valério (Antônio Pedro), se cansou de viver à sombra de seu irmão gêmeo, Leandro (Igor Trípoli), um ídolo dos tatames, e busca brilhar. Ambiciosa, a estudante conta com a sua beleza e ousadia para investir na carreira de modelo.
Todos os meses, Vivian desvia o dinheiro da prestação do apartamento dos avós para pagar um curso de modelo fora do país. Naquela noite, encontra deserto o escritório da agência de modelos e descobre que foi vítima de um golpe. Para piorar, volta para casa e vê uma carta que ameaça a família de despejo, caso não pague as prestações vencidas. Transtornada e sem coragem de dar a notícia aos seus avós, a quem engana há meses, ela sai.
O Acidente e a Mentira
Para fugir dos problemas, as três estudantes se encontram. Já que o dia delas foi péssimo, que pelo menos a noite em uma rave seja divertida. Mas as meninas percebem que escapar de suas dificuldades não é tão simples e a festa se torna uma grande terapia. Em meio à conversa, as três resolvem fazer um pacto de amizade: Marcela, Vivian e Cecília prometem se ajudar, independentemente do que venha acontecer com cada uma delas.
Quando as três estão deixando a festa, Leandro, o irmão de Vivian, chega correndo. O judoca havia encontrado no lixo de sua casa a carta do banco que ameaça a família de despejo e, assim que avista a irmã e as amigas saindo da festa, corre para alcançá-las. Já no carro, ele exige uma explicação.
No calor da discussão, Vivian é displicente na direção. Avança um sinal vermelho, sem notar que do outro lado vem um carro. O acidente é inevitável e custa a vida de Leandro, o único sem o cinto de segurança. É o fim da carreira de um dos maiores esportistas do país.
Assim que Vivian retoma a consciência se desespera ao ver o corpo do irmão. Com o choro inconsolável da amiga, Cecília acorda e se dá conta de que Marcela está desacordada.
A polícia e os bombeiros logo chegam ao local do acidente. A primeira pergunta que o Inspetor Rajão (Jarbas Toledo) faz às meninas é: Quem estava dirigindo?. Com medo de decepcionar ainda mais os avós - que para ela sempre tiveram em Leandro o neto favorito - e de ser presa, Vivian diz que o irmão era o motorista.
No outro carro envolvido no acidente estavam os amigos André, que permanece desacordado, e Roleta (Victor Ferreira), que tem certeza de que o carro das meninas avançou o sinal e foi responsável pela tragédia.
Lembrando do pacto de amizade que selaram na festa, Vivian pede que Cecília afirme que Leandro estava dirigindo e sustente esta mentira, até pelo menos ter coragem de conversar com seus avós. Mas a verdade pode estar prestes a aparecer. Cecília faz o exame médico e, pela posição da marca deixada pelo cinto de segurança durante o impacto, desconfiam de que era a motorista. Percebe então, que se constatarem em Vivian uma marca idêntica a sua, irão concluir que uma das duas dirigia o carro.
Com este alerta, Vivian se desespera e foge do hospital.

Núcleos

Alaíde e Arnaldo
Na década de 70, em uma festa na casa de Naninho, namorado de sua irmã Tatá, Alaíde tentava se enturmar, escondendo o seu jeito "careta e brega". A presença de um jovem cinzento destoava dos demais e logo chamou a atenção de Alaíde, que também se sentia um peixe fora d'água naquele ambiente. Mas o que aquele rapaz estava fazendo ali? Tratava-se de Arnaldo Pereira da Silva, o motorista de Naninho, que tinha um enorme recalque em relação ao patrão – um jovem milionário, que dilapidava a fortuna que seu pai havia dado duro para juntar.
Apaixonados, Alaíde e Arnaldo se casam e ele deixa a profissão de motorista para se tornar representante comercial. O tino para os negócios faz com que ele se destaque e o casal decide abrir o seu próprio negócio: a Persí S.A., de importação e exportação.
Com o passar dos anos, a situação das famílias se inverte. Hoje, o ex-motorista tem uma ótima condição financeira e mora na cobertura de um prédio em que possui também outro apartamento que, ironicamente, aluga para seu ex-patrão, que vive lhe pedindo empréstimos. Já Naninho, ao longo dos anos, dilapidou o patrimônio da família ao unir seu estilo despreocupado às suas idéias mirabolantes.
Marcela e André
Depois da "noite das mulheres", Marcela vai visitar o namorado Jaguar na empresa do seu pai para combinar os detalhes da festa de compromisso. Ao deixar o local, percebe que o pneu do seu carro furou. Sem saber como agir diante desta situação, continua falando ao telefone com as amigas e deixa de lado o problema do carro. Muito distraída com a conversa, leva um grande susto quando André esbarra nela. Marcela cai nos braços do rapaz e o celular voa longe.
Irritada com a situação, dispensa a ajuda de André, que obedece e fica rindo do jeito atrapalhado da estudante. Após quebrar uma unha, Marcela se rende e lhe pede uma "mãozinha". Rapidamente, ele faz o serviço e, embora disfarce, ela fica admirada com a sua habilidade. Antes mesmo de agradecer a ajuda, Jaguar aparece, reconhece o rapaz - que faz entregas na empresa do seu pai - e o humilha.
Pouco a pouco, a estudante fica encantada com o sorriso e a fala mansa de André, que, por sua vez, não consegue esquecer o jeito delicado da estudante. Os dois se encontram novamente quando André derruba um copo de suco em Marcela, que mal acredita quando vê que ele foi o culpado! O que os estudantes não esperavam era que o próximo encontro fosse marcado por uma fatalidade: André estava no outro carro do acidente que custou a vida de Leandro.
Vivian e Leandro
Quando tinham apenas um ano, Vivian e seu irmão gêmeo Leandro foram deixados pela mãe, que muito nova engravidou de um namorado. Coube aos avós Capitão Valério e Dionísia criar os netos de personalidades completamente diferentes.
Leandro trilhou um caminho de sucesso e se tornou um renomado judoca. Generoso, se dedica também a passar seus ensinamentos para os alunos de um centro de judô que criou em uma comunidade carente. A filosofia do bem, ele segue à risca dentro e fora dos tatames. Em casa, sempre foi um neto exemplar e motivo de orgulho para os seus avós.
Tantas qualidades fizeram com que a ambiciosa Vivian cultivasse uma grande inveja do irmão gêmeo. A menina quer ser famosa como o irmão, mesmo que, para isso, tenha que seguir um caminho tortuoso, como o que usa ao desviar o dinheiro das prestações do apartamento para pagar um curso de modelo. Leandro só descobre este lado de sua irmã quando já é tarde demais.
Casarão - Centro Comunitário de Judô Leandro Pimenta
Quando a tribo do skate descola um point melhor para suas acrobacias, o Casarão parece estar novamente fadado ao abandono, pois não há previsão para a volta do proprietário da Alemanha. Mas Seqüela (Ricardo Fogliatto), sobrinho do dono da casa, decide sair do interior e morar no local, sob o pretexto de treinar judô na cidade grande e estudar no moderno Colégio Múltipla Escolha.
Seqüela e seu amigo Roleta se mudam para o Casarão com o verdadeiro objetivo de curtir muito a nova vida, mas os problemas não tardam em aparecer. Os dois percebem que estão cheios de contas a pagar e que, se não conseguirem uma forma de reduzir as despesas, vão ficar sem dinheiro para bancar a diversão. Em busca de um terceiro morador para dividir os custos, Mateus, um aluno do segundo ano da escola e aplicado judoca, se oferece para morar com eles.
Tudo parece estar perfeito, até que a morte de Leandro cai como uma ducha de água no trio. Para manter vivo o sonho do "mestre" de fazer do judô um instrumento social, André propõe aos amigos que aproveitem o espaço do Casarão para criar um centro para a prática do esporte. A idéia é construir um lugar democrático aberto a todos que queiram treinar independentemente da cor, do credo e, principalmente, do status social. Seqüela aceita a proposta, com a condição de que o espaço viva cheio de lutadoras! O sobrinho do dono ainda dá um toque especial à casa: troca panelas e fogão por uma mesa de sinuca e luzes para uma pista de dança.
Gigabyte - A Guerra do Ano
Com a partida de Kiko (Alexandre Slaviero), João (Java Mayan) fica desestimulado com os negócios do Largadão e decide vender a sua parte na sociedade para Hugo (Leonardo Machado), que muda de cidade para expandir os negócios. Com dinheiro no bolso, o Restaurante Gigabyte parece ser um bom negócio para João.
Dona Vilma (Bia Montez) descobre que está cheia de dívidas e que corre o risco de perder o negócio. Como João tem capital para investir, está feita a sociedade. João quita as parcelas que Dona Vilma deve, exceto a última, que vence no fim do ano. Ambos ficam com 49% do negócio e combinam que o responsável pelo último pagamento da dívida será o sócio majoritário do Giga. A disputa entre os dois sócios para saldar a parcela final fica tão acirrada, que provoca uma divisão no empreendimento. Tanto é que Waldisney (Joe Wolfart) se torna um dos espiões de João, enquanto Joana (Evelyn Oliveira) está de olhos abertos e promete contar tudo o que souber para a patroa.
O Novo Múltipla Escolha
Mais um ano letivo se inicia e os alunos têm uma surpresa ao encontrar a escola cheia de poeira, com tinta fresca e salas improvisadas. Tudo isso é reflexo de uma grande reforma no Colégio Múltipla Escolha, que novamente faz parte da trama.
Este ano os alunos vão ter um bom motivo para passar mais tempo no colégio. A Rede Múltipla Escolha de Ensino decide implantar em todas as unidades um curso noturno profissionalizante. Para cada aluno pagante, a escola oferece uma bolsa a um aluno carente. A idéia rapidamente é abraçada pelo diretor Adriano (Daniel Boaventura) que vê nesta iniciativa uma ótima oportunidade para formar novos profissionais e, ao mesmo tempo, deixar a escola movimentada dia e noite.
O curso que vai ser implantado para os alunos é o de mecânica. O primeiro a se animar com a novidade é André, que já entende do assunto e quer aproveitar a chance para se profissionalizar. Muitos outros também apostam no curso e querem saber quem será o professor. Adriano revela o nome: Duba. Ele ainda não o conhece, mas pela indicação deve se tratar de um excelente profissional.
O que o diretor e alunos não esperam é que o renomado mecânico Duba seja Maria Eduarda (Larissa Bracher), uma linda e feminina mecânica.
Família Persí
  • Marcela Pereira da Silva: Linda, sincera e correta, a estudante do terceiro ano é cheia de qualidades. Embora criada por seus pais para ser princesa e esposa de milionário, Marcela tem o sonho de ser médica pediatra e ajudar as pessoas carentes. Decidida, ela também contraria a opinião da família quando rompe com Murilo Jaguar, por quem nunca foi verdadeiramente apaixonada. Para aumentar o desespero dos pais, se encanta por André, um garoto de classe mais baixa que vai lhe apresentar uma realidade bem diferente da que vive.
  • Arnaldo Pereira da Silva: O empresário tem três paixões na vida: a esposa Alaíde, a filha Marcela e o dinheiro. Começou sua carreira como motorista da empresa dos Albuquerque e, com muito trabalho, fez da empresa Persí uma das mais lucrativas do país. Para compensar sua origem humilde, busca tornar-se o empresário mais importante do Brasil e casar sua filha com alguém da high society.
  • Alaíde Pereira da Silva: A esposa de Arnaldo e irmã de Tatá é a típica nova rica, que se veste com roupas espalhafatosas, vive mentindo a sua idade e faz de tudo para entrar no mundo dos chiques e famosos. Com dinheiro, mas sem berço, vislumbra no casamento de Murilo Jaguar com sua filha a porta de entrada para a alta sociedade.
Família Albuquerque
  • Cecília Albuquerque (Ciça): A filha mais velha dos Albuquerque cresceu em meio à desorganização dos seus pais e, muito centrada, percebeu que precisava administrar a sua vida. Aluna do segundo ano, trabalha desde cedo e é um pouco “mãe de todos”, inclusive de sua irmã menor, Florinha. Amiga de infância de Mateus, não tem coragem de confessar o seu amor e vive o romance apenas em seus pensamentos.
  • Fernando Albuquerque (Naninho): O pai de Cecília e Florinha é divertido, bem-humorado e vive fazendo extravagâncias com as filhas e a esposa, Tatá. O problema é que o eterno garotão sabe gastar dinheiro como ninguém, mas não sabe ganhar e já praticamente dilapidou a fortuna que herdou da família com os seus mirabolantes projetos.
  • Talita Albuquerque (Tatá): A esposa de Naninho sempre apoiou o marido em seus projetos e, na verdade, é tão inconseqüente quanto ele. Vive de bicos e, quando precisa, vende as jóias da família e pede empréstimos, que nunca são quitados, à irmã Alaíde.
  • Flora Albuquerque (Florinha): A caçula da família é a fã número um de Naninho e sempre o ajuda em seus planos mirabolantes. Sem saber se é menina ou moça, a pré-adolescente reflete sua confusão mental em um visual que mistura maria-chiquinha com roupas radicais.
Família Pimenta
  • Vivian Pimenta (Vivi): Quando tinham apenas um ano, Vivian e seu irmão gêmeo Leandro foram deixados pela mãe - que muito nova engravidou inesperadamente de um namorado - para serem criados por seus avós. Valério e Dionísia nunca conseguiram impor limites à ambiciosa neta que não mede esforços para alcançar seus objetivos, mesmo que isso envolva mentiras e armações. A aluna do segundo ano sabe usar da sedução para conseguir o que quer.
  • Leandro Pimenta (Léo): Um dos melhores judocas do Brasil, é ótimo neto, fiel aos amigos, cativante e dotado de um enorme coração. Criou um centro de judô em uma comunidade carente onde vivem Cleiton (Fabrício Santiago) e André. Ídolo nacional, foi alvo de inveja dentro de sua casa, mas só percebeu o desvio de caráter de sua irmã, Vivian, quando já era tarde demais. Uma discussão com ela, que estava ao volante, provoca um terrível acidente, do qual Leandro foi o único a morrer.
  • Valério Pimenta (Capitão): O ex-combatente do fogo guarda os hábitos da juventude. Leva uma vida desregrada, dorme tarde, anda sem camisa e pega pesado na alimentação, mesmo sob a vigilância cerrada de sua esposa, Dionísia, que fica preocupada com a hipertensão que ele desenvolveu após a morte do neto. Para economizar no condomínio, vira síndico do prédio em que mora.
  • Dionísia Pimenta: Casada há 35 anos com seu grande companheiro Valério, ela foi mãe dos filhos, mãe dos netos e de quantos amigos passam pela casa. Como em coração de mãe sempre cabe mais um, depois da morte de seu neto, encontrou na adoção de Goiaba (João Vitor Silva) um novo significado para a vida. Muito ativa, adora cozinhar, faz dança de salão e, para ajudar a saldar a dívida feita por sua neta, volta a lecionar literatura no Múltipla Escolha.
  • Claudionor de Oliveira (Goiaba): O menino carente vai ser descoberto por Leandro, que o tira das brigas de ruas e o leva para o projeto esportivo da comunidade. Revoltado com a morte do mestre, o mascote acaba em um reformatório, de onde é retirado por Valério e Dionísia, que o adotam. Goiaba não vai ter sossego com as implicâncias de Vivian, que não suporta a sua presença pois o considera um indigente.

 

Audiência

A novela chegou a perder a liderança do horário para outra trama adolescente, AE, da Rede Record, que chegou a alcançar o primeiro lugar na audiência algumas vezes.

Exibição

Quando exibida entre janeiro e abril de 2007, os capítulos iniciavam na faixa das 17h35 e terminavam na faixa das 18h05. A partir de abril, com a baixa audiência, a Rede Globo alterou o horário da série. Iniciava na faixa das 17h45 e tinha seu término às 18h15, sendo sucedida por telenovelas do horário das 18h00, como O Profeta e Eterna Magia.
Totaliza-se 193 capítulos, exibidos entre janeiro e outubro de 2007

Elenco

Thaila Ayala Marcela Pereira da Silva (Marcela Persí)
Rômulo Arantes Neto André Dias
Maria Eduarda Machado Cecília Albuquerque (Ciça)

 

Klebber Toledo Mateus Molina
Gabriel Wainer Eduardo Andrade

Fiorella Mattheis Vivian Pimenta (Vivi)
Gabriella Vigol Bruna Capettini
Bruno Udovic Murilo Jaguar
José Rubens Chachá Arnaldo Pereira da Silva (Arnaldo Persí)

Victor Ferreira Rogério (Roleta)
Ricardo Fogliato Marcos (Seqüela)
Giovanna Ewbank Márcia de Souza (Marcinha)
Giselle Batista Clara Viana
Mariana Rios Yasmim Fontes
Guilherme Fernandes Patrick de Leon
Bianca Byington Talita Albuquerque (Tatá)
Guilherme Fontes Fernando Albuquerque (Naninho)
Soraya Ravenle Alaíde Pereira da Silva (Alaíde Persí)
Norma Blum Dionísia Pimenta
Antônio Pedro Borges Valério Pimenta (Capitão)
Daniel Boaventura Adriano Lopes
Claudia Ohana Raquel Valença
Java Mayan João Garcia
Fabricio Santiago Cleiton
Marcos Pitombo Roger (Siri)
Bernardo Mendes Ivan (Bodão)
Ícaro Silva Rafael (Rafa)
Gian Bernini Wellington (Mulambo)
Karen Junqueira Teresa Maia (Tuca)
Monique Alfradique Priscila Bittencourt (Priscilittle)
Karla Nogueira Aurélia
Jarbas Toledo Investigador Rajão
Larissa Bracher Maria Eduarda (Duba)
Guilherme Winter Thiago Junqueira
Charles Paraventi Afrânio
Otto Jr. Professor Peixoto (Peixotão)
Cidinha Milan Cida
Bia Montez Dona Vilma
Evelyn Oliveira Joana Furtado
Joe Wolfart Waldisney

As crianças

João Vítor Silva Claudionor de Oliveira (Goiaba)
Tamara Ribeiro Flora Albuquerque (Florinha)
Juliano Lessa Jorge (Jorginho)

 

Participação especial

Igor Trípoli Leandro Pimenta

E ainda

Ricardo Tozzi Fábio
Fernanda de Freitas Francesca

 Elenco de apoio

Roberto Frota Gabriel Dias
Karina Mello Cristina Pimenta
Elias Gleizer Tarcísio Pereira
Lucio Mauro Delegado Silva
Guilherme Weber Leôncio Gurgel
Alexia Dechamps Teresa Gurgel
Geovanna Tominaga Ana Olívia
Sylvia Massari Marta Jaguar
Elaine Mickely Dada
Marina Rigueira Dilene
Jacqueline Laurence Maria Pia
Marco Antônio Pâmio Bernard Higgins
Karina Dohme Regina
Chico Expedito Rosalvo


Bastidores

Protagonistas saem e antagonistas ficam na nova temporada de Malhação que, em 2007, atinge seu 12º ano de existência. Os atores que se despedem da novelinha são Luiza Valdetaro e Bernardo Melo Barreto, enquanto Gabriel Wainer e Monique Alfradique continuam na história.
Em 2007 o seriado estréia sua décima-quarta temporada (a nona situada no Colégio Múltipla Escolha). Com estrutura já desgastada, mas que ainda prende o telespectador, o seriado segue novamente a linha do trio de protagonistas, este ano contando com as estreantes Thaila Ayala, Maria Eduarda Pellegrino Machado e Fiorella Mattheis.
A temporada não obteve bons índices de audiência, por volta de 25 pontos - contra picos de 42 da temporada de 2004. Foram feitas algumas adaptações: acrescentaram-se alguns atores ao elenco (como Fernanda de Freitas e Ricardo Tozzi) e mudou-se a direção geral (saiu Roberto Vaz e entrou Carlo Milani).

Trilha sonora

Malhação Nacional 2007

Capa: Logotipo Oficial 2007.
  1. That's what I got - Marcelo D2 & Chali Tuna (tema de locação)
  2. Já foi - Jota Quest & Wilson Sideral (tema geral)
  3. Sempre igual - Moptop (tema de Vivian e Roleta)
  4. Bang Bang (Desculpa de cafajeste) - Dibob (tema de Roleta)
  5. Indecisão - Seu Cuca (tema de Mateus)
  6. Lama - Megh Stock (tema de Marcela e André)
  7. Mil acasos - Skank (tema geral)
  8. Ninguém merece - Lulu Santos (tema de Rafa, Bodão e Patrick)
  9. Pequeno grande amor - Papas da Língua (tema de Francesca e Eduardo)
  10. Tatuagem - Marjorie Estiano (tema de Marcela)
  11. Deixa o verão - Mariana Aydar (tema de Cecília)
  12. Mundo jovem - Negra Li (tema de Vivian)
  13. As canções que eu fiz - Jammil e Uma Noites
  14. Quando se quer alguém - Stereo Moog
  15. Oitenta - Academia Circense
  16. Vaidade - Rajar (tema de Cecília e Mateus)

O Melhor de Malhação Internacional

Capa: Todos os logotipos (de 1995 a 2007).
  1. Come back to me - Vanessa Hudgens
  2. Crazy in love - Beyoncé & Jay-Z
  3. Shut up - Black Eyed Peas
  4. Got What You Need - Eve & Drag-on
  5. Mesmerize - Ja Rule - Ashanti
  6. Girlfriend (Remix) - B2K
  7. Skater boy - Avril Lavigne
  8. Since u been gone - Kelly Clarkson
  9. Behind blue eyes - Limp Bizkit
  10. She will be loved - Maroon 5
  11. All the things she said - T.A.T.U.
  12. All the small things - Blink-182
  13. Satisfaction - Benny Benassi
  14. Just a bit of chaos - SMS & REHB
Outras músicas

  1. Terra - Caetano Veloso (tema de Francesca)
  2. Vamos fugir - Skank (tema de Marcela e André)
  3. Nunca deixe de sonhar - KLB & Rouge (tema de Cecília e Eduardo)
  4. Louraça da favela - Molejo (tema de Vivian)
  5. Let's dance - Vanessa Hudgens (tema geral)
  6. Nothing but a song - Tiago Iorc (tema de Marcela e André no capítulo final)
  7. On the radio - Regina Spektor (tema de Dona Vilma e Delegado Silva no capítulo final)

Curiosidades

 

  • A cidade cenográfica de Malhação sofreu mudanças. O Colégio Múltipla Escolha foi reformado e ficou com uma cara mais moderna, todo em estrutura metálica. O Casarão também foi repaginado. O espaço ganhou uma piscina, uma varanda coberta e um galpão que virou um Centro de Judô, onde a galera praticou o esporte e realizou os campeonatos.
  • Bia Montez se despede de Malhação depois de sete anos de sucesso encarnando Dona Vilma. A personagem se casou com o Delegado Silva, interpretado pelo ator Lúcio Mauro. A atriz, por sua vez, foi escalada para a novela Beleza Pura, em 2008.
  • Outro ator que também deixou Malhação foi Ícaro Silva. Foram quatro temporadas vivendo na pele do cômico Rafa.
  • Malhação 2007 teve média geral de 23 pontos, tendo sua maior média de 27 pontos em 12/03.
  • Alguns atores desta temporada, como Rômulo Arantes Neto e Karen Junqueira, atualmente estão no elenco de Os Mutantes - Caminhos do Coração, da Rede Record.
  • A banda mineira Jota Quest participou de um show exclusivo em Malhação. Outro grupo que também participou de Malhação 2007 foi o Molejo. Os pagodeiros compuseram uma música inédita e exclusiva para a personagem Vivian, interpretada por Fiorella Mattheis.
  • Malhação 2007 segue o estilo de Malhação 2003, desde o acidente de carro ao esporte praticado, no caso o judô. Já a temporada seguinte, Malhação 2008 segue o estilo da temporada 2004, que teve como tema a música.
  • A estreante Thaila Ayala, que havia feito uma pequena participação em Malhação 2006, foi escolhida como protagonista da temporada 2007, substituindo Marisol Ribeiro, que fez um ensaio para a Revista Sexy no ano anterior.
  • A também novata Giovanna Ewbank, que viveu a caipira Marcinha, depois de Malhação foi fazer a novela das 20h A Favorita, onde vive a garota de programa Sharon.
  • Malhação 2007 trouxe uma novidade, com três protagonistas mulheres, a ambiciosa Vivian (Fiorella Matheis), a bondosa Cecília (Maria Eduarda Pellegrino Machado) e a desafiadora Marcela (Thaila Ayala).
  • Antonio Calmon, autor da novela Três Irmãs, das 19h, confessou, em uma entrevista para a Revista Quem, que criou as protagonistas de sua novela com base nas protagonistas de Malhação 2007. Isso pode ser notado na batalhadora Susana (Carolina Dieckmann), inspirada em Vivian, a bondosa e romântica Alma (Giovanna Antonelli), baseada em Cecília, e a desafiadora Dora (Cláudia Abreu), a qual tomou como base Marcela.

Ficha técnica

 

  • Escrita por Paula Amaral, Izabel de Oliveira e Márcio Wilson.
  • Colaboração de Maria Mariana, Mariana Mesquita, Alessandra Poggi, Laura Rissin, Cláudio Lisboa, Celso Taddei, Flávia Bessone e Alessandro Marson.
  • Consultoria de texto: Charles Peixoto.
  • Redação final: Izabel de Oliveira (de janeiro à março) e Márcio Wilson (de março à outubro).
  • Diretor de núcleo: Ricardo Waddington.
  • Direção geral: Roberto Vaz (de janeiro à julho) e Carlo Milani (de julho à outubro).
  • Direção de produção: Roberto Talma, Pedro Vasconcellos e Leonardo Nogueira.
  • Gerência de produção: Rodrigo Tapias.
  • Coordenação de produção: Flávio Dias.
  • Equipe de produção: Vera Meliande, Vanessa Marques, Grazieli Trentin e Rodrigo Pinheiro.
  • Produção de elenco: Paulo Paredes.
  • Gerência de projetos: Rosana Correa.
  • Supervisão de produção de cenografia: Paulo Roberto da Silva e Edson Gonçalves.
  • Assistentes de produção: Andrea Moreira e Rodolfo Gianotti.
  • Pesquisa de texto: Maria Elvira Tavares e Jairo Bouer.
  • Cenografia: Erika Lovisi.
  • Equipe de cenotécnica: Ângelo Máximo, Dorgival Ambrózio, Marcus Vinicius Paiva, Eduardo Galdino da Silva e Viviane Viebrantz.
  • Produção de arte: Silvana Estrella.
  • Equipe de apoio à arte: Dimas Jorge Leal, Nilton Katayama e Carlos Primo.
  • Produção de engenharia: Nelio Garcia Terra.
  • Direção de fotografia: Afrânio Marinho e Alberto Martins.
  • Direção de iluminação: Afrânio Marinho.
  • Equipe de iluminação: Luiz Celestino, Gerson Guimarães, Marcelino Monteiro e Amaro Mendes.
  • Direção de imagem: Marcello Araújo Machado.
  • Direção musical: Maurício Magalhães de Carvalho.
  • Produção musical: Victor Pozas
  • Figurino: Helena Bricio.
  • Equipe de apoio ao figurino: Eraldo Batista e Maria Fátima Casado.
  • Instrução de dramaturgia: Andréa Cavalcanti.
  • Sonoplastia: Paulo César Alves.
  • Efeitos especiais: Marcos Soares.
  • Efeitos visuais: Gerald Kohler.
  • Equipe de áudio: Hélio Domingues e Wellington Pires.
  • Supervisão de sistemas: Humberto Aguiar.
  • Operação de sistemas: Humberto Aguiar.
  • Câmeras: Paulo Roberto Xavier Goulart e Ricardo Petersen Bittencourt.
  • Equipe de apoio à operação de câmera: Carlos Alberto Naja e Thiago Leonel.
  • Caracterização: Maria do Socorro Baptista.
  • Equipe de apoio à caracterização: Cibele Maria Ramos Fagundes, Aldinéia Batista, Hector Martinez e Cristiane Vicente.
  • Continuidade: Teresa Prata.
  • Edição: Sérgio Louzada.
  • Computação gráfica: Gerald Kohler.
  • Abertura: Hans Donner, Alexandre Pit Ribeiro e Alexandre Romano.
  • Patrocinadores: Pop Internet, Nestlé e Grendene.
  • Estréia: 15 de janeiro de 2007.
  • Término: 12 de outubro de 2007.
  • Duração: 10 meses.
 Fotos:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjA0U028NdKL_T0IEoQPFHcNwnFS1eCoXkD5l8q2P2wK0EAOL-5A78jpiauUPE2DQD0hYwRNdXMQ58eiQmqfcL7iORkfEw23VagnJ2i1FBtPCKuXPhGY2IUQao8k-WX_SVwmycTFZnYSBs/s1600/03_MHG_malhacao.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-xweVBoXFl6m59g5OON43rVpIW27CFIqnuNUbxbEmUe9zVMwUegkng3Qd1lvGkIxG5WI_2QlFgBu_zJbxNwKIkbSgAHHWiORwHcbZxVUebFl6-SgofvjMs80WyMbRRgLnD1zuLj8BzVJS/s320/2007.jpg 

 

http://zapeatrix.blig.ig.com.br/imagens/malhacao2007.jpg 

 

Vídeos: 

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário