quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Malhação - 17ª temporada

Malhação ID foi a décima-sétima temporada do seriado adolescente brasileiroMalhação, produzido e exibido pela Rede Globo a partir de 9 de novembro de 2009,e seu término foi no dia 20 de agosto de 2010. Apresenta a história "Os valores que atravessam gerações", escrita por Ricardo Hofstetter, com colaboração de Flavia Bessore e Laura Rissin e consultoria de texto de Charles Peixoto. A direção é de Paola Pol Baloussier, e a direção-geral da temporada cabe a Mário Márcio Bandarra.
Esta temporada contou com Fiuk, Cristiana Peres, Olivia Torres, Isabela Dionísio, Rafaela Ferreira, Murillo Couto, Cristiano Sauma, Marco Antônio Gimenez, Giovanna Echeverria, Mariana Molina, Elida Muniz e Vera Zimmermann nos papeis principais da trama.

História

Bernardo (Fiuk) e Cristiana (Cristiana Peres) são dois jovens determinados, de mundos bem diferentes. Bernardo é filho de Paulo Roberto Oliveira (Tarcísio Filho), e junto com Beto (Murilo Couto), Bia (Mariana Molina) e Tati (Élida Muniz), formam o quarteto mais "temido" no colégio Primeira Opção. Cristiana é filha de Antônio Araújo (Sérgio Mastropasqua), caseiro de Paulo Roberto, e irmã de Fernanda Araújo (Giovana Echeverria).
Com o tempo eles perceberão que foram feitos um para o outro, mas Bia, Tati e Nanda (Fernanda) são apaixonadas por Bernardo e vão fazer de tudo para afasta-los. Mais tarde, Tati vai desistir de conquistar Bernardo, e Bia e Nanda se unem para afasta-los. Se conseguissem, era cada uma por si para ficar com Bernardo. Elas conseguiram, e Cris e Bernardo se separaram, porém continuaram morando na mesma casa.
Um tempo depois, Cris conhece Flávio (Marco Antônio Gimenez), de quem torna-se amiga e, mais tarde, namorada. Nanda, um tempo depois, batalhando contra Bia para conquistar Bernardo, o sequestra, diz que se ele não for dela, não vai ser de mais ninguém, mas Cris e Flávio salvam Bernardo do cativeiro, e Nanda recebe ajuda psiquiátrica.
Nanda está "fora da cabeça" e acha que Bia é sua amiga, então a tal "amiga" se aproveita da situação de Nanda e faz colagens de fotos no caderno de Nanda, com fotos dela e de Bernardo juntas, mas o problema é que Bernardo está sem cabeça nas fotos. Bia também escreve uma frase no caderno da jovem, ameaçando Bernardo que se ele não for dela, não vai ser de mais ninguém, e também invade a casa de Antônio e coloca facas na gaveta no quarto de Nanda, assim fazendo Antônio e Cristiana interna-la em um hospício.
Após esse acontecimento, Paulo Roberto demite Antônio, que fica desempregado, o que faria com que Cris e Nanda tivessem que sair do Primeira Opção, mas Bernardo procurou o diretor da escola, Livramento, (José de Abreu) para que ele desse uma bolsa de estudos para Cris e Nanda no colégio. Livramento aceitou e Bernardo corre para dar a notícia para Cris. Bia escuta o seu namorado conversando com Cris, e depois de tirar Nanda de seu caminho com suas armações, resolve tirar Cris.
Bia procura Flávio e avisa que Cris iria dormir sozinha em casa naquela noite, e deu a ideia de Flávio preparar um jantar para Cris. Cris chega em casa e estranha, pois quando saiu de casa trancou a porta, e voltou com ela aberta. Ela descobre que Flávio havia preparado um jantar especial. Enquanto isso, Bia fura os pneus da moto de Flávio, e quando acabou o jantar, Flávio vê sua moto com os pneus furados e liga para o conserto: enquanto não chega, ele volta para a casa de Cris, então Bia liga o sistema de irrigação da casa de Paulo Roberto e acaba molhando Cris e Flávio, que voltam para a casa dela para se trocarem. Nesse meio tempo, Bia corre para avisar Bernardo que Cris estava em casa sozinha naquela noite, e que um cara estranho tinha entrado lá. Bernardo corre para lá, bate na porta e Flávio, sem camisa, abre e Cris aparece de roupão, fazendo Bernardo achar que Cris não é virgem, queimando o filme dela com Bernardo.
Entretanto, Livramento descobre o Escondidinho e decide acabar com ele. Isso acaba gerando revolta entre os alunos, mas os alunos conseguem convencer Livramento para continuar com o Escondidinho com algumas novas regras.
No hospício Nanda vê sua mãe, o que seria impossível porque ela teria morrido anos atrás, o que faz com que todo mundo não acredite nela, mas logo depois, num plano de Nanda, Cristiana conseguiu ver sua mãe, o que levantou muitas perguntas. Silvia (Adriana Martinuzzo), mãe de Nanda e Cristiana, disse que não falou nada porque estava com uma doença e não queria falar para as filhas: ela conseguiu se recuperar graças a Miguel, um amigo dela, mas logo depois foi descoberta uma foto com uma mancha na barriga de Miguel que era muito parecida com uma mancha na barriga de Nanda, e Bernardo e Cristiana pensam que ela pode ser filha de Miguel e não de Antônio. Eles fazem um teste de DNA, confirmam a sua teoria e eles decidem não contar para Nanda. Só que Bia encontra esse teste e guarda esse trunfo.
A vida de Bernardo vira de cabeça para baixo quando, na festa de um mês de namoro dele e de Bia, a polícia chega na festa e procura por Paulo Roberto e Cissa (Vera Zimmermann), acusados de desviar dinheiro público. Na manhã seguinte, Bernardo se encontra com os pais e eles dizem que são inocentes, mas quando Paulo Roberto manda Bernardo procurar uns documentos escondidos perto da piscina, mandando não abrir, ele abre, encontra uma planilha e descobre que eles são culpados, o que faz que Bernardo tome a decisão mais difícil da sua vida: entregar a planilha para a polícia e acabar com a vida dos pais dele, ou entregar a planilha para eles mas ficar com uma dor no coração por toda a sua vida.
Ele decidiu entregar para a polícia e então Paulo Roberto e Cissa fogem para os Estados Unidos, bloqueando todo o dinheiro deles no Brasil: agora eles só tem um mês para conseguir um emprego ou não vão conseguir pagar as contas da casa e nem conseguir comprar comida. Após conseguirem trabalho, um fotógrafo misterioso volta a enviar foto do beijo de Bernardo e Cristiana, com um bilhete dizendo que se revelará para eles à noite no escondidinho do Primeira Opção: eles vão até lá e não o encontram, decidem ir embora, mas a porta havia sido trancada, e em uma mesinha tinha um bilhete escrito "Aproveitem a noite". A luz se apagou, eles ficaram a luz de velas, eles acabam tendo uma noite de amor e, no dia seguinte, percebem que a porta estava aberta e vão para casa.
Em casa os dois voltam a pensar na noite na escola, Cristiana conta para Valentina (Julia Bernat) sobre a noite com Bernardo, mas logo Livramento descobre que algum casal passou a noite lá e pergunta para a escola quem foi e que se entregassem: eles decidiram não se entregar, então o fotógrafo misterioso enviou uma carta dizendo que havia arranjado um casal para assumir a culpa. Logo na escola, Maria Cláudia (Isabella Dionísio) e Alê (William Barbier) se entregam, Cristiana e Bernardo vão até eles e perguntam quem pediu para que eles se entregassem: eles dizem que foi toda a escola, e mais uma vez Bernardo e Cristiana não descobrem nada. Logo após Paulo Roberto e Cissa voltam e decidem se entregar. Nanda se declara para Bernardo e ele deixa bem claro que ela não tem chance com ele.
Numa conversa com a Bia, Nanda se lembra que pode contar para Bernardo e Cristiana sobre a armação do motel, já que ela perdeu o Bernardo. Ela conta para a Cristiana que manda ela contar para o Bernardo, ela liga para ele e deixa um recado para ele vir correndo para casa. Mas Bia ameaça Cristiana caso ela conte tudo pro Bernardo ela vai mostrar o teste de DNA para Nanda, então Cristiana não conta nada. Só que Nanda percebe que Cristiana está muito estranha então resolve saber por que. Com a ajuda de Rafael (Vitor Lucas) ela consegue escutar a conversa de Cristiana e Valentina, e descobre que não é filha de Antônio e vai tirar satisfações com Cristiana e o pai da moça, e faz o maior escândalo, mas depois pede desculpas e diz que ela vai ser sempre filha dele.
Sem motivos para não contar a armação do motel para Bernardo ela procura o garoto e vê ele comemorando o noivado dele e de Bia, já que a garota estava grávida. Na verdade ela roubou o ultra-som e o teste de gravidez de Zuleide (Priscilla Marinho). Aí eles recebem mais uma carta do fotógrafo misterioso dizendo que a Bia não estava grávida. Acreditando na história, Bernardo manda Bia fazer o teste de gravidez. Bernardo descobre as armações de Bia e a desmascara na frente de todos na festa de despedida dos alunos do terceiro ano e junto com Cristiana ele descobre que o fotográfo misterioso é Juju(Rafaela Ferreira), que fica com Flávio, ex de Cris. Todos então batem uma foto que ficará na memória de todos:o fim de Malhação ID.

Produção

Para alavancar a audiência, que está em baixa desde o fim da temporada de 2005, foram convocados Ricardo Hofstetter (criador da temporada 2004, temporada de enorme sucesso, ao lado de Izabel de Oliveira e Paula Amaral) e Mário Márcio Bandarra para ocuparem, respectivamente, a autoria e a direção-geral. A produção musical continua mais uma vez com Rogério Vaz (produtor de bandas como Hevo 84, Hori, B5 e da cantora e atriz Mariana Rios, revelada na temporada de 2008).
Segundo Ricardo Hofstetter, a partir desta temporada, iniciada em novembro, o período de exibição passaria a ser menor que as anteriores. Enquanto as temporadas de maior sucesso duravam cerca de doze meses (iniciavam em janeiro e terminavam em dezembro), as novas temporadas terão duração máxima de oito meses. Este modelo de temporadas foi adotado anteriormente, nas temporadas de 1998, 2003, 2007 e 2009.
A trilha sonora de Malhação ID adotou o mesmo modelo da novela Três Irmãs: o lançamento de apenas uma trilha por temporada, contendo sucessos nacionais e internacionais, os mais ouvidos pelos adolescentes e que estiverem no topo das paradas musicais.
Outra novidade consistia nos testes para as novas temporadas. Inicialmente, ao menos na primeira e na segunda estação de 2010 (as temporadas a partir da que se inicia serão contabilizadas em estações), os protagonistas seriam atores, novatos ou não, indicados por pessoas que trabalham ou já trabalharam na casa. Para os demais postos (antagonistas, secundários e coadjuvantes), seriam feitos testes onde qualquer ator pode participar.
A abertura voltou a ter as fotos dos atores, como aconteceu entre 1999 e 2007. A música de abertura "Quem eu sou?", interpretada pela banda HoriFiuk), foi composta por Rogério Vaz e Juliano Cortuah. (liderada pelo protagonista

Elenco

Fiuk Bernardo Oliveira (Bê)
Cristiana Peres Cristiana Araújo (Cris)
Mariana Molina Bia Gomes
Giovanna Echeverria Fernanda Araújo (Nanda)
Élida Muniz Tati Fernandes (Thai)
Murillo Couto Beto
Rafaela Ferreira Juju
João Maia Jotapeg
Isabella Dionísio Maria Cláudia Guimarães
Erich Pelitz Victor Cardoso
Olívia Torres Rita Silveira
Cristiano Sauma Bimba
Marco Antônio Gimenez Flávio
Daniel Belmonte Renato Cornélio (Reco)
Erik Vesch Lucca Azevedo
William Barbier Alexandre Dias (Alê)
Julia Bernat Valentina Duarte
Vitor Lucas Rafael Antunes
Thaís Botelho Samira
Ricky Tavares Rodrigo Cerqueira
Rael Barja Caju
Johnny Massaro Fernando Chalfon (Fernandinho)
Igor Rudolf Guilherme Cardoso (Limão)
Luciana Didone Ana Clara Oliveira (Clarinha)
João Vithor Oliveira Jonas Duarte
Glaucio Gomes Ricardo Casanova (Casca)
Regina Remencius Lise Fischer Ribeiro
Ricardo Ciciliano Sérgio Teixeira (Serjão)
Isaac Bernat Thales Alvim
Graziella Schmitt Letícia dos Santos
Ângela Dip Dona Tânia

 

Caio Castro (Bruno) e Carolinie (Domingas Gentil) saíram antes do término da temporada, por isso, o nome deles foram retirados da abertura. Thaís Botelho (Samira) e Lafayette Galvão (Emílio) também deixaram a trama antecipadamente mas seus nomes não foram retirados da abertura.

Atrizes convidadas

Vera Zimmermann como Cissa Oliveira 

Priscilla Marinho como Zuleide Borboleta

Atores convidados


Tarcísio Filho como Paulo Roberto Oliveira
Sergio Mastropasqua como Antônio Araújo
Lafayette Galvão como Emílio

Participação especial

Eri Johnson Anselmo Colibri
José de Abreu Professor Livramento

Audiência

A estreia da temporada, que foi ao ar em 9 de novembro de 2009, marcou 21 pontos, com 46% de participação. A média de audiência ficou em 19 pontos, a pior média desde 1995. 

Trilha sonora

Produção musical: Rogério Vaz.

Nacional 2010

  • Capa: Logotipo da telenovela
  1. Um Certo Alguém - NX Zero
  2. Rádio Pirata - Hevo84
  3. Lanterna dos afogados - Fresno
  4. Apenas mais uma de amor - Myllena
  5. Meu Erro - Chimarruts
  6. Perdidos na selva - Seu Cuca
  7. Só Você - Hori
  8. Mais uma de amor (Geme Geme) - Dibob
  9. Tudo Pode Mudar - Jullie
  10. Tic Tic Nervoso - Bonde Da Stronda
  11. Ciúme - Catch Side
  12. Fui Eu - Ruanitas
  13. Me Chama - Babi
  14. Sonífera Ilha - Marauê
  15. Jorge Maravilha - PlayMobille
  16. A Fórmula do Amor - Jammil
  17. Serão Extra - Agnela
  18. Quem Eu Sou - Hori
E mais
  1. Linda, Tão Linda - Hori
  2. Muito Pra Você - The Licias
  3. Mais uma de amor (Geme Geme) - The Licias
  4. Só Você - Fiuk e Luan Santana
  5. Toda Vez Que Ela Passa - Cinzentos
  6. Minha Paz - Glória
  7. Livres Independente Futebol Clube - The Licias
  8. Vinte E Poucos Anos - Fiuk
  9. Vou De Taxi - Angélica

Internacional

  1. I Can't Live Without Your Love - Dan Torres
  2. I Can't Live Without Your Love - Hori

Fotos:  
http://capricho.abril.com.br/imagem/fiuk_malhacao_2010.jpg 
http://antenaonline.files.wordpress.com/2010/01/malhacao2010protagonistas.jpg 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRk9J-MKr7G0_zYVbWNSpBgqBpVsaitkVRKeIPqyuo3zAnvFfDp_vt0dHxnkFIJ2oXRV_HnTU9re95CxTrsD7sro-79FUrsswAnsfCWWJ-PCjp5cZmnROOz8IMd37pF9Aa9OWcZjY9CAg/s1600/malhacao_id.jpg


 Videos:

 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário